Skip to content

Dicas para proteger sua empresa de ataques virtuais

Os ataques via internet não são privilégios das grandes empresas. Atualmente, as empresas de pequeno e médio porte também têm sido alvos de ataques virtuais e, por isso, a preocupação com a segurança online se tornou essencial.

Com a crescente sofisticação dos softwares e soluções de segurança, os hackers também passaram a procurar meios cada vez mais complexos de terem acesso às informações importantes e confidenciais das organizações ao redor do mundo.

Sendo assim, mais do que proteger sua empresa de ataques cibernéticos, é preciso que as empresas que trabalham com a segurança dos dados se mantenham atualizadas para possibilitar que seus clientes possam trabalhar com a certeza de que seus dados estão seguros.

O impacto dos ataques cibernéticos

Qualquer ataque, por menor que seja, causa algum impacto na empresa. Sequestro ou roubo de dados, alteração de informações importantes, instalação de vírus na rede são apenas alguns exemplos de ataques aos quais as empresas estão expostas constantemente.

A atual propagação das atividades online fez com que um limite mínimo de segurança dos sistemas fosse adotado com a finalidade de minimizar e/ou impedir as ações que visam prejudicar a empresa.

Antivírus, firewall, proteção na navegação, senhas fortes que devem ser trocadas periodicamente e sistema operacional atualizado são atitudes básicas que todas empresas e profissionais devem adotar para ter mais proteção contra os ataques e invasões cibernéticas.

Erros de programação ou o mau funcionamento de softwares decorrentes de sistemas operacionais desatualizados são situações que permitem uma rápida ação de hackers.

No entanto, há algumas medidas simples que sua empresa pode tomar para garantir que seus dados estejam mais seguros.

Treine e oriente os colaboradores

Qualquer medida de proteção que dependa da ação humana acaba apresentando falhas em algum momento. Por esse motivo, o passo inicial rumo à total segurança dos seus dados e dos dados dos seus clientes é treinar e educar seus colaboradores.

Deixe claro que acessar sites suspeitos ou clicar em links duvidosos são uma porta de entrada para os ataques cibernéticos. Apesar de óbvio, muitas empresas ainda enfrentam invasões oriundas de links suspeitos que foram enviados por e-mail.

Da mesma maneira, eduque seus colaboradores quanto à importância de não compartilhar informações confidenciais por e-mail ou sistema de mensagens, cujos destinatários sejam desconhecidos ou que não possuam dados claros quanto às suas identidades e empresas que representam.

Armazenamento em nuvem

Embora controverso, o armazenamento em nuvem pode ser considerado uma boa solução para proteger dados e documentos importantes.
Serviços de nuvem como o Google Drive, Dropbox, iCloud, entre outros, fornecem certo nível de segurança por possibilitar o uso de criptografia, a qual codifica automaticamente um documento quando esse é adicionado à conta de sua empresa.

Proteção na rede interna

As redes wireless estão se tornando um alvo cada vez mais comum. Portanto, além de proteger os equipamentos da sua empresa, é preciso adotar medidas de segurança que garantam a integridade dos roteadores e demais equipamentos de rede.

Para aumentar o nível de segurança de sua rede, as empresas podem utilizar servidores de firewall protegendo a rede de acesso externo e também serviços de segurança e gestão do acesso a internet, que permitem maior proteção durante a navegação na rede, evitando acesso a sites nocivos que possam instalar algum tipo de vírus na rede.

Cuidados aos detalhes, maior segurança

Nenhuma solução de segurança da informação é capaz de oferecer 100% de eficácia contra os ataques e invasões cibernéticas.

Porém, é possível aliar todos os recursos que esses serviços podem oferecer com medidas de segurança que, embora simples, fazem a diferença para garantir a proteção dos seus dados.

Gostou de nossas dicas? Compartilhe conosco o que mais você considera importante para garantir a segurança dos dados de sua empresa.

Texto publicado aqui.

Tópicos recentes

Comentários

    Arquivos

    Categorias

    Meta

    Certificação em produção de conteúdo para web

    lupcaczan Written by:

    Be First to Comment

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *