Estreitando Laços com seus Clientes

Estreitando laços com seus clientes: a melhor estratégia de marketing para a sua empresa.

Provavelmente você já ouviu falar em marketing de relacionamento ou Customer Relationship Management. Mas você sabe como esse tipo de marketing funciona e qual a sua finalidade?

Boa parte das marcas está focada em ganhar mais clientes, porém se esquece de cuidar dos clientes que já possui.

Todo cliente que contrata o seu serviço ou compra o seu produto deve ser visto como alguém com quem a sua empresa deverá manter um relacionamento em longo prazo e que poderá trazer benefícios para as duas partes.

Se por um lado ele é um consumidor do seu produto, você, por sua vez, deverá entregar a ele a melhor experiência de venda que ele possa ter.

O cliente qualificado

O marketing de relacionamento, neste caso, é o responsável por estabelecer essa relação personalizada entre marca e cliente.

A personalização do serviço ou do produto promoverá uma relação próxima e de identidade, que transformará seu cliente em alguém que fará questão de ter sua marca inserida na vida dele.

Um cliente qualificado dificilmente abandonará a marca para comprar de seu concorrente.

Como estreitar os laços de relacionamento com os seus clientes

Cada empresa sabe exatamente o valor agregado ao produto que o seu público-alvo procura. Porém, há algumas medidas que podem melhorar a qualidade de seu relacionamento com os seus clientes. Confira abaixo.

1. Gerenciamento de crise

Ouvir o que o cliente tem a dizer sobre a sua marca é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Se em algum momento do processo de venda o cliente se sentiu mal atendido, cabe a empresa detectar, identificar e resolver o problema imediatamente.

Cada minuto que seu cliente espera que seu problema seja resolvido, maior a insatisfação dele. Se na hora da venda o atendimento é personalizado, na hora da crise este deve ser mais personalizado ainda.

O mais importante de todo o gerenciamento da crise é oferecer a melhor solução para o problema do cliente. Ao compreender que ele pode contar com a empresa, um relacionamento de confiança se inicia e poderá levar à fidelização.

Ouvir o cliente pode evitar crises, mas também mostra a ele que você se importa com a opinião dele para trazer melhorias ao serviço prestado.

2.Invista na sua equipe de atendimento

Seus colaboradores devem compreender a importância do atendimento bom e, acima de tudo, eficiente.

É importante saber que nem todo mundo tem aptidões para trabalhar com o público, principalmente quando o assunto é o atendimento de seus clientes.

Portanto, procure conhecer as habilidades de seus colaboradores de modo a formar uma equipe que saiba lidar com o público. A partir daí, invista em treinamentos que visem um atendimento claro, eficiente e personalizado.

3. Crie um cadastro para os clientes mais fiéis

Conheça seus consumidores mais ativos. Saiba quem eles são, do que gostam, em que ocasiões costumam procurar seus serviços ou comprar seus produtos.

De posse deste cadastro, ao criar promoções ou quando for anunciar um produto ou serviço novo, envie para essa lista VIP com exclusividade.

Uma ação como essa mostra ao seu cliente que você é grato pela confiança que ele deposita na sua empresa, além de ser uma forma de mostra apreciação pelos negócios com ele.

4. Comunicação personalizada

Independentemente do tipo de dispositivo que você usa para se comunicar com seu cliente, lembre-se que a mensagem deverá ser personalizada.

Customizar a mensagem com o nome de cada cliente e usar informações que mostrem a ele que a comunicação entre vocês é um a um vai fazer com que ele saiba que ele não faz parte de um mailing geral que todos os outros recebem.

5. Não exagere

Por mais gratificante que seja saber que seu cliente está satisfeito com o atendimento que tem da sua empresa, não exagere no envio de mensagens.

Há momentos oportunos para enviar um e-mail ou mesmo uma mensagem de WhatsApp para perguntar se o cliente precisa de algo.

Inundar a caixa de entrada de e-mail dos seus clientes insistindo em uma promoção, pode mais atrapalhar do que ajudar.

A comunicação deve sempre ser iniciada pela empresa por um motivo válido e na oportunidade certa.

Estabelecer meios de personalizar a comunicação entre empresa e cliente é uma ferramenta de fidelização poderosa.

Um cliente satisfeito e fidelizado sente imenso prazer em compartilhar suas boas experiências com uma marca – mesmo que essa experiência seja fruto da solução de um problema.

Em longo prazo, o bom relacionamento poderá ser revertido no aumento da clientela qualificada. Aposte nisso!

 

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