Imagem manipulada mostra o padrão de beleza em 18 países. O resultado é de cair o queixo!

Viva a diversidade!

Em mais uma tentativa de minimizar os efeitos da ditadura da estética perfeita, que infelizmente ainda é a causa de grandes males emocionais em boa parte das culturas mundiais, um grupo chamado Superdrug Online Doctors criou um projeto chamado“Percepções da Perfeição”, que tem como objetivo mostrar como é “o corpo perfeito” de acordo com os padrões de beleza de 18 diferentes países.

O projeto nasceu da pergunta “como as percepções de beleza variam ao redor do mundo?” e, para realizar a tarefa, foram contratadas, inicialmente, 18 designers freelancers (sim, todas mulheres).

A realização do projeto

Os idealizadores do projeto contrataram apenas mulheres porque queriam conhecer o ponto de vista feminino a respeito do que a cultura delas define como atraente e compreender mais sobre as pressões que enfrentam.

Mesmo assim, para que mais países participassem do projeto, foram aceitas quatro participações de homens, porém a regra era que eles colhessem opiniões e dicas de mulheres para alterarem a imagem.

Os designers receberam a imagem original (abaixo):

Imagem original do projeto “Percepções da Perfeição”

As instruções eram claras:

Usem o photoshop no corpo dela. A ideia é usar o photoshop para retocar essa mulher e torná-la mais atraente para os cidadãos do seu país. Queremos explorar como as percepções de beleza mudam ao redor do mundo. Vários designers estão envolvidos. Vocês podem modificar a roupa, mas o corpo deve estar visível. Sem nudez. Todas as outras alterações, incluindo aquelas em seu corpo, são por sua conta.

Além disso, o grupo fez uma breve pesquisa com 35 pessoas, pedindo para que elas dessem um palpite a respeito do peso da mulher na imagem, pressupondo que ela tenha 1,65 m de altura, de acordo com os padrões de seu país de origem.  Com essa informação, o grupo calculou o índice de massa corporal de cada imagem. Esses foram os resultados:

Pesos e índices de massa corporal dos países participantes do projeto de acordo com a pesquisa realizada pelo grupo Superdrug Online Doctors.

A primeira coluna em vermelho indica os palpites de peso da mulher da imagem. A segunda coluna em vermelho, o índice de massa corporal.

A Itália e a China foram os países com menores pesos enquanto que a Espanha foi o de maior peso. Os índices de massa corporal da China são tão baixos que são considerados anoréxicos!

As imagens finais: as diferenças são gritantes!

As imagens enviadas pelos designers contratados apresentam diferenças impressionantes. Veja o resultado:

Padrão de beleza dos Estados Unidos
Padrão de beleza da China
Padrão de beleza da Colômbia
Padrão de beleza do Egito
Padrão de beleza da Itália
Padrão de beleza da Holanda
Padrão de beleza do Peru
Padrão de beleza das Filipinas
Padrão de beleza da Romênia
Padrão de beleza da Sérvia
Padrão de beleza da África do Sul
Padrão de beleza da Espanha
Padrão de beleza do México
Padrão de beleza da Síria
Padrão de beleza do Reino Unido
Padrão de beleza da Ucrânia
Padrão de beleza da Argentina
Padrão de beleza da Venezuela

A beleza está nos olhos de quem vê

É importante perceber a mensagem por trás deste projeto. Não se pode julgar a beleza objetivamente: o que é bonito para um, pode não ter qualquer apelo ao outro e a quantidade das diferenças observadas na imagem confirma essa ideia.

Mesmo entendendo que a beleza pode vir em diversas formas, infelizmente, as pessoas continuarão a perseguir os ideais de beleza impostos pelas sociedades e as mídias.

Agora é com você! Conte para nós o quanto você é influenciado pela mídia em relação à sua aparência. Nós queremos te ouvir.

Texto aqui.

Tópicos recentes

Comentários

    Arquivos

    Categorias

    Meta

    Certificação em produção de conteúdo para web

    lupcaczan Written by:

    Be First to Comment

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *